30 de janeiro de 2012

T H A I S MONTANARI

Foto: Renato Araujo

Bacharel em composição pela UFMG, iniciou seus estudos musicais em 2001, na Fundação de Educação Artística e durante o primeiro semestre de 2010 foi aluna especial na UNICAMP.

Participou da criação e da execução “ao vivo” da trilha para a cena "O Besouro e a Rosa", na "Mostra de Alunos do Galpão Cine Horto"; foi integrante do Grupo de Criação Pra Lá do Lá, que compôs a trilha sonora para o espetáculo de dança da Escola de Dança do Grupo Corpo, em 2009. Integrou diversos grupos musicais que executaram e gravaram trilhas para cinema e teatro, tais como o curta “A Margem do Sonho”; a mini-série “Púcaro Búlgaro”; e a peça “Parámos” e participou, por 4 anos, da equipe organizadora da MOCÓ (Mostra de Composições da UFMG).

Em 2009, fez parte da Comissão Organizadora do VII ENCUn (Encontro de Compositores Universitários). Foi responsável pela coordenação de um dos concertos da série Eu Gostaria de Ouvir em 2010 e nesse mesmo ano ingressou o Grupo Derivasons de música contemporânea. No ano seguinte recebeu Menção Honrosa no Concurso de Composição “Ernest Widmer”, no III Festival de Música Contemporânea na Bahia e compôs uma peça sob encomenda da “Flutuar Orquestra de Flautas”, orquestra da qual é flautista integrante.

Em 2011, foi compositora residente do Grupo de Percussão da UFMG, produtora musical da V Semana de Neurociência da UFMG e bolsista produtora do Projeto Prata da Casa, além de ter sido selecionada como compositora para participar do festival soundSCAPE na Itália, festival no qual teve duas peças estreadas.

Em janeiro do ano atual, esteve em Portugal, como compositora residente do Estúdio do Collegium Musicum - Conservatório de Música de Seia. No estúdio compos uma peça eletroacústica estreada naquele país, em concerto no próprio conservatório, na Inglaterra, em uma das edições de Mini-Beast "lusophonics" da universidade de Brimingham e também no Brasil, em concertos do grupo
D E R I V A SONS. Essa mesma peça acaba de ser selecionada para o Transmission Drift da Associação de Ciências Sonoras e Tecnologia da Irlanda e será também estreada neste país em agosto de 2013.

PARA OUVIR:

Casa das Escadas

Contrabaixos: Everton Rodrigues, Luís Friche, Marcos Braccini e Renan Fontes

Cala

Eletroacústica